quarta-feira, 16 de janeiro de 2008


Abrem-se as cortinas - começa hoje o Campeonato Paulista


A bola rola esta tarde na primeira partida do Paulistão 2008. Na tradicional Rua Javari, Juventus e Noroeste entram em campo às 16h. Às 19h30, mais três jogos. Mas a inauguração oficial acontece somente às 21h45, com o jogo entre o atual campeão Santos e a Portuguesa, que conquistou a série B em 2007.

A competição tem muitos atrativos. Nos quatro grandes, técnicos de ponta. Muricy Ramalho mostra competência e conquistas no São Paulo. Os palmeirenses contam com Vanderlei Luxemburgo, considerado o melhor técnico do país e que já teve passagem pelo Real Madrid. O Santos aposta na volta de Emerson Leão, que conquistou o Brasileiro de 2002 pelo clube e revelou os "meninos da vila": Diego, Robinho e cia. Quem comanda o Corinthians é Mano Menezes, que subiu da série B com o Grêmio e chegou ao vice-campeonato da Libertadores da América com um time sem grandes jogadores.

Dentro de campo também há boas novas: os times tiraram a mão do bolso e investiram em reforços para tentar quebrar a hegemonia são-paulina que marcou a última temporada. O Palmeiras fechou parceria com a Traffic, que trouxe poucos, mas pontuais, jogadores. O matador Alex Mineiro, o meia Diego Souza, o lateral Élder Granja. No Corinthians as contratações foram em "baciada". Quatorze jogadores, mais que um time inteiro, para o técnico Mano Menezes reinventar um Corinthians que terminou 2007 rebaixado no Campeonato Brasileiro.

O São Paulo começou o ano com time formado, tendo perdido somente o zagueiro Breno. Mas trouxe Juninho para a vaga na defesa, além do ala Joílson. Depois, resolveu partir para negócios de risco. Trouxe jogadores com um histórico em comum: reconhecidos tanto pelo futebol quanto pelas polêmicas e pelo mal comportamento, enfrentavam problemas em seus clubes na Europa. Adriano, da Inter, jogador de seleção. Do Lyon veio o volante Fábio Santos e do Werder Bremen o meia Carlos Alberto, ex-Corinthians e Flu.

Quem mais perdeu e menos contratou foi o Santos. Luxemburgo deixou o atual campeão paulista e vice-brasileiro para comandar o Palmeiras. O substituto, Leão, chegou com críticas e dizendo que será um ano difícil. Saíram Pedrinho, Petkovic, Marcos Aurélio, Maldonado, Alessandro. Chegaram o volanta Marcinho Guerreiro e os zagueiros Evaldo e Betão, rebaixado pelo Corinthians.

Com times reforçados, novos técnicos, a volta da Portuguesa e, como sempre, a possibilidade de uma supresa vinda do interior, o Paulista de 2008 tem tudo para ser o melhor deste século.

Ilustração por Victor Britto

Nenhum comentário: