domingo, 6 de janeiro de 2008


Corinthians ainda busca nomes para fechar elenco


O inédito rebaixamento do Timão no Campeonato Brasileiro mudou tudo no Parque São Jorge. Dentro e fora de campo. Nos negócios, uma maior agilidade na busca por reforços, o corte de gastos e as boas estratégias de propaganda, com fechamento de patrocínios mais lucrativos e a venda do kit promocional "Nunca vou te abandonar" mostram que é tempo de recomeçar. Nos gramados, o técnico Mano Menezes chegou para tentar colocar tudo em ordem.

Até o momento, foram nove contratações. Os zagueiros William, Valença, Suaréz e Chicão. Para o meio-campo, a revelação da Copa São Paulo de 2007, Rafinha e o meia Marcel, ex-Palmeiras e Paulista. Para o ataque, Acosta, artilheiro uruguaio do Náutico, o matador Lima e o colombiano Herrera, que trabalhou com Mano Menezes no Grêmio. Além dos contratados, o clube recebe de volta o lateral Eduardo Ratinho, que estava emprestado ao CSKA, da Rússia. Também chegou de empréstimo o meia Roger, mas o jogador deve ser negociado.

É quase um time inteiro novo, mas ainda assim o Corinthians corre atrás de jogadores para fechar a lista. A contratação de um lateral esquerdo e um meia de criação são necessidades óbvias. Além dessas posições, o técnico Mano Menezes ainda pede mais um jogador para o meio. O clube tem acerto com o volante Fabiano, do Necaxa, mas os mexicanos estão dificuldando a transferência. Para a lateral, André Santos, do Figueirense, é o nome em vista, e já existe uma proposta oficial dos corintianos.

O desafio é entrar em 2008 e recuperar a moral perdida com a queda para a série B. Um problema será o entrosamento, já que o time titular deve ter poucos nomes do elenco de 2007. Mano Menezes tem pouco tempo para armar seu time, que ainda precisa de peças importantes, principalmente no banco de reservas, que não oferece muitas alternativas.

Uma escalação possível e que poderia resultar em um time competitivo, com defesa forte e bons atacantes. O ponto fraco é a criação, sem meias de armação, pois Rafinha e Lulinha ainda são promessas. Pelas pontas, Ratinho e Éverton não passam confiança. O ataque é sólido, com Finazzi isolado e Acosta chegando pelo meio para finalizar.

FELIPE

CHICÃO - WILLIAM (C) - SUARÉZ

Ainda sobram Valença e Fábio Ferreira. William deve ser o capitão de Mano. Betão não renovou, mas o presidente Andrés Sanchez disse que o jogador ainda tem "as portas abertas" no Parque São Jorge.


RATINHO - BRUNO OTÁVIO - C.ALBERTO -LULINHA- ACOSTA - ÉVERTON RIBEIRO

Uma formação com dois volantes, mais defensiva. Em uma armação mais ofensiva, Rafinha poderia ganhar espaço. Acosta deve jogar pelo meio e chegar com frequência para finalizar no ataque. Pelo menos é o que indicou Mano Menezes em entrevista ao UOL Esporte, quando disse que poderia armar um time ao estilo de seu Grêmio, que tinha Tuta sozinho na frente e "meias de aproximação". Com a saída de Moradei, Carlos Alberto e Bruno Otávio devem formar a dupla de volantes. Eduardo Ratinho sempre alternou bons e maus momentos e chega de uma temporada longe dos olhos do torcedor. Éverton Ribeiro, Lulinha e Rafinha são jovens, promissores, mas falta experiência e currículo para que sejam vistos como boas opções. No geral, o meio-campo se mostra frágil na criação de jogadas, tanto pelas pontas quanto pelo meio, já que, segundo o próprio treinador, Acosta não é um armador.

FINAZZI

O único atacante fixo seria o matador Finazzi, artilheiro do time em 2007. Finazzi, porém, tem idade avançada e desfalcou muitas vezes o clube por dores e problemas musculares. Acosta poderia ser aproveitado no ataque, mas Mano parece mais decidido a utilizá-lo no meio. Lima pode substituir Finazzi, já que também tem mais o perfil de homem de área. Dentinho e Éverton Santos também aparecem na lista, mas são jovens e pouco mostraram até o momento. Também tem características diferentes, de mais movimentação, e não combinariam com o esquema. Héverton, artilheiro pela Ponte Preta e contratado pelo Timão, pouco fez em 2007 e deve ser emprestado este ano.

Foto: Rubens Callavari - Folha Imagem
Errata: Grato ao leitor, que corrigiu devidamente o blog. O Corinthians decidiu não pagar o valor combinado para a permanência de Moradei, que deixou o clube.

Um comentário:

otenv disse...

Mas o Moradei, não saiu?!