segunda-feira, 7 de janeiro de 2008


Santos, discreto, se prepara para buscar o tri

Atual bicampeão paulista, o Santos chega a 2008 com algumas mudanças em relação ao badalado e bem-sucedido time do ano passado. A principal alteração foi a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo, que comandou e montou um time discreto mas muito competitivo. Sem Luxa, a diretoria foi buscar um velho conhecido, também com história recente no clube. Émerson Leão, que comandou a conquista do Brasileirão de 2002, chega para tentar trazer o tricampeonato pra a Vila Belmiro.

Entre os jogadores, as baixas foram o meia Pedrinho, que foi para o futebol árabe, o atacante Marcos Aurélio, que segue para o Japão e o meio-campo Petkovic, dispensado. Quem chega ao time da baixada é o volante Marcinho Guerreiro, ex-Palmeiras. para a zaga, Evaldo, que teve passagem pelo Grêmio e estava no Tokyo FC. No setor, ainda fala-se nos nomes de Argel, descartado por Leão, Betão, recém saído do Corinthians e em Fabão, campeão mundial pelo São Paulo.

O time deve seguir sem muitas mudanças em relação ao do ano anterior, mas com perdas importantes, principalmente no setor ofensivo, com a saída de Pedrinho e Marcos Aurélio. O próprio Leão prevê um início de trabalho não muito animador. "O Santos tem muitos jogadores alugados, muitos emprestados, e poucos resolvidos. Pensei que seria mais light a minha chegada, já que falavam maravilhas daqui. Para minha surpresa, não foi bem isso que aconteceu. Torcedores, saibam que teremos um começo muito difícil", explicou.

FÁBIO COSTA

Apesar de sondagens de alguns clubes do Brasil, o goleiro segue na Vila, e tem como sombra o bom e jovem Felipe.

DENIS (ALESSANRO/BAIANO), ADAÍLTON, EVALDO E KLÉBER (CARLINHOS).

O lateral-direito Denis pode ter nova chance, já que, após bom início, sofreu com contusões. Mesmo assim, os irregulares Alessandro e Baiano seguem no clube. Na zaga, ventila-se muitos nomes, entre Betão, Argel e Fabão. A contratação de Evaldo, que fez bom campeonato no Grêmio, deve coloca-lo no time titular, ao lado de Adailton. Pela esquerda, Kléber, unanimidade e destaque do time. O lateral pode, também, ser aproveitado no meio, dando vaga a Carlinhos.

MALDONADO - RODRIGO SOUTO -MARCINHO GUERREIRO - (PEDRO JUNIOR/DIONÍSIO/ADRIANO/KLÉBER) - RODRIGO TABATA

Maldonado ainda pode sair, mesmo o Santos já falando sobre a permanência do Chileno. Rodrigo Souto sim, tem contrato renovado, e aí Leão teria de definir o meio-campo que pode ter Marcinho Guerreiro mais atrás, liberando Souto, ou opções como Adriano e Dionisio, mais recuados, e Pedro Junior, com mais características de meia. Com a saída de Pedrinho e Pet, e sem reforços na posição, Tabata deve ganhar nova chance para emplacar com a camisa 10. Kléber é opção para reforçar a a criatividade do meio-campo santista.

RENATINHO (PEDRO JUNIOR/DIONISIO/ADRIANO) - KLEBER PEREIRA

A 9 tem dono, é do artilheiro Kleber Pereira, que caiu bem na equipe santista. Ao seu lado, Leão pode escalar o jovem Renatinho, que fez boas partidas no ano mas ainda não decolou, ou encher o meio campo e deixar o matador mais isolado na frente, com Tabata, principalmente, encostando. Sem Marcos Aurélio e Pedrinho, o Peixe segue em busca alguém de velocidade no ataque.

O meia Nenê, que vive má fase no Monaco-FRA, ainda tenta convencer os dirigentes franceses a liberá-lo ao Peixe, sem custo, por seis meses. No entanto, o próprio jogador acha complicado que a negociação dê resultado. "Eu quero voltar a jogar no Santos. Mas o Monaco investiu 7 milhões de euros para me tirar do Celta (ESP) e não sei se eles vão aceitar me emprestar de graça", lamenta.

Foto: Divulgação

COLABOROU PAULO SILVA JR.

2 comentários:

Lucas Borges disse...

Parece que o Santos pinta como o time mais frágil entre os quatro grandes. Vamos ver o que o já insatisfeito Leão vai conseguir fazer.

Mateus Ribeirete disse...

Estranho, o Santos teoricamente ainda não se reforçou muito - bom que o Leão não vai poder ter a mesma mania pífia do Luxemburgo de escalar Petkovic e Pedrinho juntos, que acabava com a marcação adiantada e deixava o time lento e previsível. Alguém pro lugar deles? Pedrinho é um cara que sabe jogar bola, seria interessante manter no banco, pelo menos.